segunda-feira, 13 de abril de 2009

Vestibular deve mudar radicalmente, fique preparado e informado.


Vem aí o fim dos vestibulares decoreba e da indústria da aprovação.

O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), proposto pelo Ministério da Educação (MEC) para substituir o vestibular nas universidades federais, deverá ser realizado mais de uma vez por ano. A ideia é aplicar a prova a cada semestre, na mesma data, em todo o país. Instituições estaduais, municipais e privadas também poderão selecionar seus alunos com base no novo teste.

- Funciona muito bem em países desenvolvidos. Não tem por que não funcionar aqui - disse Haddad nesta terça-feira

O ministério encaminhou a proposta formalmente ontem à noite à Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Na semana que vem, reitores e dirigentes do MEC deverão discutir o assunto em Brasília.

Se a sugestão de um exame nacional unificado for aceita, a nota obtida pelos estudantes no novo Enem permitirá o ingresso nos cursos de todas as instituições participantes. A adesão das universidades será voluntária, já que elas têm autonomia para definir as regras de seus processos seletivos.

A proposta do MEC é a seguinte: a prova seria realizada num sábado e num domingo, avaliando quatro áreas do conhecimento: linguagens, com questões de língua portuguesa, língua estrangeira e redação; matemática; ciências humanas; e ciências da natureza. Cada teste teria 50 questões de múltipla escolha.

Toda instituição teria liberdade para definir a nota mínima de ingresso em seus cursos. Essa nota mínima poderia variar de instituição para instituição e de curso para curso. Inicialmente o MEC propõe aplicar a prova em outubro. No ano que vem, a ideia é realizar um exame por semestre.

Assim, o estudante que quiser melhorar seu resultado teria uma nova chance. Se tirasse uma nota mais baixa na segunda tentativa, ainda assim ele poderia valer-se da nota obtida na primeira vez, já que o novo Enem é comparável no tempo. Os detalhes do teste deverão ser definidos em conjunto pelo MEC e as universidades federais que aderirem ao novo sistema. Já os critérios de uso dos resultados ficarão a cargo das instituições.

O MEC divulgará separadamente os resultados dos candidatos em cada área do conhecimento avaliada. Desse modo, cada instituição poderá determinar o peso da nota de português, matemática, ciências humanas ou da natureza. Universidades que queiram realizar uma segunda prova, além do novo Enem, terão liberdade para isso.

Haddad espera que o novo Enem oriente as escolas de ensino médio na definição de seus currículos, contribuindo para melhorar a qualidade da educação. Segundo o ministro, o vestibular já faz isso hoje, mas de forma prejudicial aos estudantes, na medida em que privilegia a decoreba e não a capacidade de pensar e resolver problemas do dia-a-dia.
- Há muitos bons colégios que são uma espécie de cursinho (pré-vestibular) de três anos - disse o ministro.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Frei Paulo, Sergipe, Brazil
Vendas, Serviços e Internet Via Radio.

Internechion Net

Internechion Net