quinta-feira, 30 de abril de 2009

Saiba tudo sobre a gripe suína.

Conheça os sintomas, como ocorre o contágio e como evitá-lo.

A gripe suína é uma doença respiratória de porcos causada por um vírus influenza tipo A que causa regularmente crises de gripe em porcos. Ocasionalmente, o vírus vence a barreira entre espécies e afeta humanos. O vírus da gripe suína clássico foi isolado pela primeira vez num porco em 1930. Saiba o que conhecemos desta doença.

Quantos vírus de gripe suína existem?

Como todos os vírus de gripe, os suínos também mudam constantemente. Os porcos podem ser infectados por vírus de gripe aviária e humana. Quando todos contaminam o mesmo porco, pode haver mistura genética e novos vírus que são uma mistura de suíno, humano e aviário podem aparecer. No momento, há quatro classes principais de vírus de gripe suína do tipo A são H1N1, H1N2, H3N2 e H3N1.


Qual é o vírus que está causando a crise atual?

É uma versão nova do H1N1.


Como os seres humanos pegam gripe suína?

Normalmente, esses vírus não infectam humanos. Entretanto, vez por outra, mutações no vírus permitem que eles contaminem pessoas. Na maioria das vezes, os contágios acontecem quando há contato direto de humanos com porcos. Mas também já houve casos em que, após a transmissão inicial do porco para o homem, a partir dali o vírus passou a circular de pessoa para pessoa. Foi o caso de uma série de casos ocorridas em Wisconsin, EUA, em 1988. Nesses casos, a transmissão ocorre como a gripe tradicional, pela tosse ou pelo espirro de pessoas infectadas.


Consumir carne de porco pode causar gripe suína?

Não. Ao cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius, os vírus da gripe são completamente destruídos, impedindo qualquer contaminação.









O que fazer para evitar o contágio?

O CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) fez algumas recomendações para evitar a doença.
- Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso.
- Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos.
- Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo.
- Evite contato próximo com pessoas doentes.
- Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los.


Quais são os sintomas da gripe suína?

Os sintomas são normalmente similares aos da gripe comum e incluem febre, letargia, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com gripe suína também tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarreia.


Gripe suína mata?

Ainda é cedo para ter estatísticas precisas, mas cerca de um em cada 15 a 20 casos da doença até agora diagnosticados resultou em morte -- taxa considerada alta.


Como se faz o diagnóstico de gripe suína?

Para identificar uma infecção por um vírus influenza do tipo A, é preciso analisar amostras respiratórias do paciente durante os primeiros 4 ou 5 dias da doença -- quando uma pessoa infectada tem mais chance de estar espalhando o vírus. Entretanto, algumas pessoas, especialmente crianças, podem manter o vírus presente por dez dias ou mais. A identificação do vírus é então feita em teste de laboratório.


Há medicamentos disponíveis para tratar infecções de gripe suína em humanos?

As drogas zanamivir e oseltamivir (nome comercial Tamiflu) já mostraram eficácia ao tratar ou ajudar na prevenção de infecção com vírus da gripe suína. Impressões iniciais dão conta de que essas drogas diminuem a agressividade do quadro infeccioso para a versão atual do H1N1 suíno.


Há vacinas para a gripe suína?

No momento, somente para porcos, que são mais constantemente afetados por esse tipo de vírus. Mas as autoridades já anunciaram estar trabalhando numa versão humana da vacina. As vacinações rotineiras de gripe feitas em humanos não combatem os vírus do tipo H1N1 que vêm dos suínos.

Acompanhe o especial do G1 com notícias atualizadas sobre a Gripe Suína.

Fonte: CDC - Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA.

67 Prefeitura fecharam as portas ontem em Sergipe

Por Central de Noticias

67 das 75 prefeituras municipais sergipanas fecharam suas portas nesta quarta-feira (29) com o objetivo de sensibilizar a sociedade para os efeitos da crise econômica mundial que está "quebrando" financeiramente os municípios. Os serviços de Educação e Saúde não foram paralisados. Apenas os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Poço Redondo, Umbaúba, Nossa Senhora de Lourdes, Pirambu, Itabaiana e Poço Redondo não aderiram à "greve".

Os gestores acreditam que, se o governo federal não apresentar propostas que viabilizem as gestões municipais, uma onda de demissões tomará conta de Sergipe a partir do segundo semestre. O presidente da Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba, prefeito da Barra dos Coqueiros, Gilson dos Anjos (DEM), avaliou como positiva a paralisação, no sentido de que os prefeitos conseguiram conscientizar a sociedade para as dificuldades em administrar com a diminuição de suas respectivas receitas. (CORREIO)
29-04-2009 às 15:00h
Moita Bonita e Capela decidem a Copa TV Sergipe de Futsal em Ribeirópolis

A decisão entre Capela e Moita Bonita acontece neste sábado, em Ribeirópolis, às 8 horas, e terá transmissão ao vivo da TV Sergipe, afiliada Rede Globo no Estado.

O duelo final entre Moita Bonita e Capela promete entrar para a história do futsal sergipano. Com uma derrota para cada lado as duas seleções partem equilibradas para a decisão. Os moitenses se destacam por apresentar o ataque mais positivo com 50 gols. O pivô Edilson, artilheiro da Copa já balançou a rede 15 vezes. Se fizer outros dois, Edilson se iguala a Nilson Pernambuco, maior artilheiro de todas as seis edições com 17 gols.

Já os capelenses são donos da melhor defesa da competição, recebeu apenas sete gols. Destaque para o experiente goleiro Gueu e o habilidoso Tarcisio, considerado o maestro da equipe. Mas a maior aposta do time é o pé “calibrado” do fixo Juninho, que já marcou sete vezes, três deles na semifinal contra Ribeirópolis.

Por futsalsergipano

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Em Itabaiana Adrianinho é condenado a 19 anos por assassinato.
Preso e julgado, Adrianinho foi condenado pela justiça de Itabaiana.


adrianinho_300Terminou há instantes atrás no fórum Maurício Graccho Cardoso em Itabaiana, Sergipe, o julgamento de Adriano de Jesus Santos, vulgo, Adrianinho(foto), acusado de assassinar em parceria com Arivan Dias, Maria Jose Santos, crime ocorrido em 2004. O conselho de sentença pela juíza Soraia Gonçalves de Melo, entendeu que Adrianinho realmente é culpado e o condenou a 19 anos e meio de prisão. Quanto ao Erivan, este foi assassinado antes de ir a julgamento, o que provocou a extinção de punibilidade do acusado. Adrianinho é acusado de uma serie e assassinatos. Recentemente ele fugiu do COPECAM em São Cristóvão, saindo pela porta da frente vestido de mulher, sendo recapturado cerca de um mês depois por agentes da policia sergipana no município baiano de Chorrocho, na região de Paulo Afonso próximo à divisa com o estado de Pernambuco, no conhecido polígono da maconha.


O crime

De acordo com os altos no dia 30 de maio de 2004, por volta de 01h30min, Adrianinho e Neném encontravam-se na companhia de Katiane de Oliveira na casa de Maria José Santos, participando de uma bebedeira, quando Adrianinho e Maria foram para o quarto da casa deixando o outro casal na cozinha. Momento depois ouviu o estampido, de um tiro disparado pelo acusado contra a vitima causando sua morte imediata, conforme demonstra o laudo cadavérico, constante do processo.

Criado o Rotary de Frei Paulo.





Criado o Rotary de Frei Paulo.
A cidade de Frei Paulo ganhou mais uma ajuda comunitária.

Terça-Feira na cidade de Frei Paulo foi um dia especial, a cidade realizou a primeira reunião com a que determinou a diretoria provisória que irá gerir os primeiros trabalhos do Rotary da cidade.

Este sonho da comunidade, que já possuiu outros grupos de serviços comunitários, só foi realizado graças a um grupo de Rotarianos abnegados, entre eles Edvaldo Cunha, que dedica parte de sua vida a desenvolver instituições que promovam a coletividade na comunidade.

Os padrinhos do Rotary Frei Paulo foi a equipe de Nossa Senhora da Glória, que atuou como mediadores e responsáveis para fundar essa nova fase no projeto filantrópico. O Rotary de Glória é novo na criação, mas experiente nas atitudes.

Estavam presente na solenidade autoridades e cidadãos de Frei Paulo, que registraram no dia 28 membros, surpreendendo muitos pela quantidade.


A Nova Diretoria ficou dessa forma:

Presidente
Marcos Sergio de Andrade
Vice-Presidente
Anatecia Dos Santos Ferreira
1º Protocolo
Edvanildo Santana
2º Protocolo
Arnaldo Andrade de Lima
1º Tesoureiro
Antonio Nunes de Andrade Junior
2º Tesoureiro
Sônia Aparecida dos Santos
1º Secretário
Benedito Carlos Dantas
2º Secretário
José Francisco de Góis Lima

Carro cai da ponte de Propriá




Na manhã de hoje, 23, um veículo corsa, caiu da ponte do rio São Francisco fotos: Infoneteque fica localizada na divisa de Sergipe com Alagoas. O Corpo de Bombeiros foi solicitado e compareceu à cidade de Propriá, onde montou uma operação para retirada das vítimas das águas do rio.




Até o início da tarde já haviam sido resgatados três corpos, sendo uma mulher, um homem e uma criança de cerca de dois anos de idade, todos sem identificação até o momento.

O veículo tem placa policial do estado de Pernambuco. As buscas continuam no local; provavelmente existindo dificuldades devido ao aumento no volume de águas, ocasionadas pelo aumento do volume de água devido às fortes chuvas.

Por Carlos Rocha
Fotos: Infonet

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Instituto padrão divulga pesquisa para Senado e Governo.

Diferença de Déda para João está em 5,3%. O nome Eduardo Amorim já começa a assustar.

O Governo de Déda sofreu alguns duros golpes ultimamente, entre eles, a questão da segurança pública do estado, e a questão da água em Aracaju. Para muitos, isto é um reflexo doloroso para um político que acreditava em um segundo mandato garantido. A realidade mudou e o quadro começa a se complicar. Se as eleições fossem hoje, haveria segundo turno. Marcelo Déda com 47,1% e João Alves Filho com 41,8%, demonstrando uma diferença de apenas 5,3%, o que seria praticamente empate técnico.

Já para o Senado, a surpresa pode ser o novato Eduardo Amorim, filho de Itabaiana, e repleto de boas intenções inclusive para cidade que nasceu. Eduardo na primeira pesquisa já aparece com 28,2% pontos, e é o candidato com mais chances de crescer.

Os favoritos e mais lembrados aparecem sempre em primeiro lugar nas pesquisas induzidas, pelo tempo de política e pela tradicional força que exerce. Valadares sai na frente com 46,1% e Jackson Barreto 44,1%. Uma situação curiosa é a presença de Albano com 41,5%, mas que, no entanto não apresentou sua candidatura.
Obs: o número ultrapassa o 100% porque serão duas vagas para o senado.

**As regiões em que a pesquisa foi realizada, com os seus pesos eleitorais: Aracaju - 26,1%, Grande Aracaju 15,1%, Alto/Médio Sertão 10,5%, Agreste Central 12,0%, Centro Sul/Sul 24,3%, Baixo S.Francisco/Leste Sergipano 12,0%.

**Municípios pesquisados: Aracaju, Arauá, Barra dos Coqueiros, Canindé do São Francisco, Capela, Cristinápolis, Estância, Gararu, Itabaiana, Japoatã, Lagarto, Laranjeiras, Maruim, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Pirambu, Poço Verde, Porto da Folha, Propriá, Ribeirópolis, Rosário do Catete, Salgado, Santana do São Francisco, São Cristóvão, São Miguel do Aleixo, Simão Dias e Umbaúba.

**Perfil dos entrevistados - sexo total - Masculino 48,0%, Feminino 52,0% Faixa etária 16/17 3,2%, 18/24 19,4%, 25/34 26,2%, 35/44 20,1% ,45/59 18,9%, 60 e + 12,1%.

**Escolaridade total - Anal. Até 4ª série fundamental 31,0%, 5ª a 8ª série fundamental 28,0%. Ensino Médio 34,8%, Superior 6,1%.


RESULTADO GERAL

Para Senador
Quais os dois candidatos a Senador o Senhor (a) votaria se as eleições fossem hoje?

Eduardo Amorim - 28,2%
Jackson Barreto - 44,1%
Albano Franco - 41,5%
Valadares - 46,1%
Nenhum/Branco/Nulo 9,7%
Não sabe 5,2%


Para Governador
Em qual desses candidatos a Governador o Senhor (a) votaria se as eleições fossem hoje?

Déda - 47,1%
João Alves - 41,8%
Nenhum/Branco/Nulo - 7%
Não sabe - 3,6%


Avaliação do Governo
Como o Senhor (a) avalia a atuação da Administração do Governador Marcelo Déda?

Ótima - 12,1%
Boa - 33,6%
Regular - 31,4%
Ruim - 7,9%
Péssima - 12,9%
Não sabe - 1,9%

domingo, 19 de abril de 2009

Acidente na BR-235, em Frei Paulo, deixa uma vítima fatal








Acidente na BR-235, em Frei Paulo, deixa uma vítima fatal
19-04-2009 às 15:44h










A Polícia Rodoviária Federal registrou na da BR-235 km 79 localizado na Entrada do município de Frei Paulo, um grande acidente envolvendo uma Esprinter da cidade de Frei Paulo e uma Motocicleta do Município de Itabaiana.
O condutor do veículo de duas rodas, que foi colhido pelo veículo ao tentar desviar da Esprinter que ia entrando no município.
Com o impacto a vítima sofreu várias fraturas e esmagamento das pernas, além de traumatismo craniano encefálico.
O Condutor da Motocicleta Morreu no local antes mesmo de ser socorrido. O motorista tentou da socorro a vitimar mas vendo que não tinha mas jeito saiu para buscar ajuda.
O caso foi acompanhado pela Policia Federal e SAMU.


quinta-feira, 16 de abril de 2009

Homem de 26 anos em corpo de criança intriga cientistas


Jerly Lyngdoh Médicos descobriram o que parecia improvável: um homem de 26 anos no corpo de uma criança de 2 anos.

Jerly Lyngdoh vive com os pais na zona rual de Meghalaya, no Norte da Índia. Ele pesa menos de 10 quilos.

"Os traços infantis de Jerly são extraordinários, e a única coisa que ele compartilha com a idade real são os dentes. Ele é uma verdadeira raridade", disse o pediatra J. Ryndong.

Especialistas acreditam que o indiano tenha problemas sérios relacionados ao hormônio do crescimento, liberado pela hipófise.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Acidente na BR-235, em Itabaiana, deixa uma vítima fatal

Acidente na BR-235, em Itabaiana, deixa uma vítima fatal
13-04-2009 às 08:44h

A Polícia Rodoviária Federal registrou no km 53 da BR-235 localizado no Bairro Campo Grande, em Itabaiana, um grande acidente envolvendo uma carreta de placa IAI 1297 da cidade de Ribeirópolis e uma bicicleta.
O condutor do veículo de duas rodas era o Senhor Manoel Batista de Jesus, 62 anos, que foi colhido pelo veículo de carga ao tentar desviar de um carro que estava parado no acostamento.
Com o impacto a vítima sofreu várias fraturas e esmagamento das pernas, além de traumatismo craniano encefelico.
Manoel Batista morreu no local antes mesmo de ser socorrido. O motorista evadiu-se sem prestar socorro a vítima.
O caso foi acompanhado pelo Corpo de Bombeiros, SAMU e Polícia Rodoviária Federal.
Manoel Batista era natural do município de Itabaiana e atualmente estava morando no Povoado Serra.

Previsão do Tempo: chove hoje e no início da Micarana.

Previsão do Tempo: chove hoje e no início da Micarana.
Que a chuva caia como uma luva, um delírio. Que a chuva traga alívio imediato.

Parece que a chuva começou a aparecer na região serrana. Segundo a maioria dos serviços de meteorologia, deve chover hoje na cidade, e em toda região, e estiar nos próximos três dias. Mas, quase unânime, os serviços também apontam chuvas no sábado, domingo e segunda-feira, o inicio da Micarana 2009. Pelo visto chuvas prolongadas.

Ainda não há liberação de precisão para a outra semana onde as atrações são consideradas de maior peso, no entanto, pode se preparar que será mais uma Micarana com muita chuva, o que não é novidade.

Mas, para quem vem sofrendo com um calor terrível, a chuva da Micarana vai lavar a alma e esfriar a cabeça de muita gente.

Fonte: Canal do Tempo.


Vestibular deve mudar radicalmente, fique preparado e informado.


Vem aí o fim dos vestibulares decoreba e da indústria da aprovação.

O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), proposto pelo Ministério da Educação (MEC) para substituir o vestibular nas universidades federais, deverá ser realizado mais de uma vez por ano. A ideia é aplicar a prova a cada semestre, na mesma data, em todo o país. Instituições estaduais, municipais e privadas também poderão selecionar seus alunos com base no novo teste.

- Funciona muito bem em países desenvolvidos. Não tem por que não funcionar aqui - disse Haddad nesta terça-feira

O ministério encaminhou a proposta formalmente ontem à noite à Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Na semana que vem, reitores e dirigentes do MEC deverão discutir o assunto em Brasília.

Se a sugestão de um exame nacional unificado for aceita, a nota obtida pelos estudantes no novo Enem permitirá o ingresso nos cursos de todas as instituições participantes. A adesão das universidades será voluntária, já que elas têm autonomia para definir as regras de seus processos seletivos.

A proposta do MEC é a seguinte: a prova seria realizada num sábado e num domingo, avaliando quatro áreas do conhecimento: linguagens, com questões de língua portuguesa, língua estrangeira e redação; matemática; ciências humanas; e ciências da natureza. Cada teste teria 50 questões de múltipla escolha.

Toda instituição teria liberdade para definir a nota mínima de ingresso em seus cursos. Essa nota mínima poderia variar de instituição para instituição e de curso para curso. Inicialmente o MEC propõe aplicar a prova em outubro. No ano que vem, a ideia é realizar um exame por semestre.

Assim, o estudante que quiser melhorar seu resultado teria uma nova chance. Se tirasse uma nota mais baixa na segunda tentativa, ainda assim ele poderia valer-se da nota obtida na primeira vez, já que o novo Enem é comparável no tempo. Os detalhes do teste deverão ser definidos em conjunto pelo MEC e as universidades federais que aderirem ao novo sistema. Já os critérios de uso dos resultados ficarão a cargo das instituições.

O MEC divulgará separadamente os resultados dos candidatos em cada área do conhecimento avaliada. Desse modo, cada instituição poderá determinar o peso da nota de português, matemática, ciências humanas ou da natureza. Universidades que queiram realizar uma segunda prova, além do novo Enem, terão liberdade para isso.

Haddad espera que o novo Enem oriente as escolas de ensino médio na definição de seus currículos, contribuindo para melhorar a qualidade da educação. Segundo o ministro, o vestibular já faz isso hoje, mas de forma prejudicial aos estudantes, na medida em que privilegia a decoreba e não a capacidade de pensar e resolver problemas do dia-a-dia.
- Há muitos bons colégios que são uma espécie de cursinho (pré-vestibular) de três anos - disse o ministro.

Fonte: O Globo

Sete de Junho assume a liderança isolada do Sergipano 2009.

Sete de Junho assume a liderança isolada do Sergipano 2009.
Meio-campista desperdiça penalty e Itabaiana perde jogo.

Pela terceira rodada do quadrangular do Campeonato Sergipano, o Itabaiana foi derrotado pelo Sergipe por 1 a 0 no Estádio Lourival Baptista, em Aracaju, e deu adeus ao sonho de conquistar o título estadual de 2009.

O único gol da partida foi assinalado pelo atacante Amauri aos 41 minutos do segundo tempo.

O Tricolor da Serra teve uma penalidade máxima desperdiçada aos 26 minutos da etapa final por intermédio do meio-campista Nem.
Essa é a terceira derrota consecutiva que o time comandado pelo Natanael Ferreira sofre no quadrangular decisivo do Sergipão 2009.
Sem marcar nenhum ponto, o Itabaiana ocupa a última colocação na tabela de classificação e apenas irá cumprir tabela nos três jogos restantes.

A renda do clássico somou a importância de R$ 4.485,00 para um público pagante de 705 torcedores.

O árbitro da partida foi Mauricio Tavares de Moura que expulsou o zagueiro Murilo Tuchê do Sergipe no lance que originou o penalty em favor da Associação Olímpica de Itabaiana.

O próximo compromisso do time serrano na competição será diante do mesmo Sergipe.

O jogo está programado para domingo, dia 19, no Estádio Presidente Médici, em Itabaiana, às 16 horas.


Sete de Junho vence e dispara na liderança do quadrangular

Atuando no Estádio Brejeirão, o Sete de Junho Esporte Clube, de virada, venceu o Confiança pelo placar de 3 a 2 e disparou na liderança do quadrangular com 09 pontos positivos.

Os gols do Galo do Rio Real foram marcados, duas vezes pelo zagueiro Antonio Carlos, e pelo meio-campista Cléber, enquanto Fabiano e Baggio assinalaram em favor do Dragão do Bairro Industrial.

Com um público de 2.549 pagantes a renda registrada na cidade de Tobias Barreto foi de R$ 12.745,00.

Na próxima rodada, nos jogos de volta da fase, as duas equipes voltam a se enfrentar, só que dessa vez, no Estádio Lourival Baptista, em Aracaju, no domingo, dia 19, às 16 horas.


Classificação do quadrangular
1º - Sete de Junho > 09 pontos
2º - Confiança > 04
3º - Sergipe > 04
4º - Itabaiana > 00

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Frei Paulo, Sergipe, Brazil
Vendas, Serviços e Internet Via Radio.

Internechion Net

Internechion Net