quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Brasil assina acordo com Argentina visando massificar acesso à internet

Massificação do acesso à internet



O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, integra a comitiva presidencial que está hoje em Buenos Aires, quando foi ser assinado o Plano de Ação Conjunta entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Argentina para a cooperação bilateral para a massificação do acesso à internet em banda larga no período 2011-2015 nos dois países.

Segundo Bernardo, o governo argentino “está dando a maior prioridade para avançar rápido em garantir amplo acesso à internet e às novas tecnologias. O acordo que estamos assinando garante a cooperação entre os dois países e o desenvolvimento integrado de políticas nessa área”, ressaltou o Ministro das Comunicações.

Nas negociações para o acordo, verificou-se que o Plano Nacional de Banda Larga do Brasil e o Plano Nacional de Telecomunicações Argentina Conectada são complementares e representantes dos dois países manifestaram interesse em compartilhar experiências e desenvolver estratégias conjuntas nas áreas de política de telecomunicações, interconexão e inclusão digital. O Plano prevê que os custos relacionados às suas atividades ficam a cargo de cada país.

Segundo os termos do Acordo, Brasil e Argentina destacam que o objetivo das políticas de telecomunicações nos dois países é a massificação do acesso à internet por meio da melhoria na qualidade de conexão e ampliação da disponibilidade.

Para tanto, pretende-se promover o intercâmbio de experiências em áreas de interesse mútuo. Na implementação do Plano, prevê-se que cada parte designará a instituição coordenadora de cada país que ficarão responsáveis pela interlocução e convocação de encontros técnicos.

Está previsto ainda a criação de um Conselho de Alto Nível que será integrado, do lado brasileiro, pelo Ministério das Comunicações e do lado argentino, pelo Ministério do Planejamento Federal, Investimento Público e Serviços e pela Comissão de Planejamento e Coordenação Estratégica do Plano Nacional de Telecomunicações Argentina Conectada.

Foram identificadas as seguintes áreas de cooperação:

- Interconexão – trocar experiências com planos de fibra ótica a cargo dos operadores nacionais de ambos os países com incumbência de desenvolver redes estatais; incorporar aos projetos regionais de integração física entre os dois países a implantação de dutos para a passagem de cabos e fibra ótica; coordenar esforços no projeto de transposição de cabo óptico do Oceano Atlântico; implementar Ponto de Troca de Tráfego na região da fronteira até 2013.

- Regulação – trocar informações em matéria de legislação, normas jurídicas e técnicas sobre espectro e padronização das comunicações nos dois países.

- Política Industrial – estabelecer associação estratégica na produção de equipamentos e trocar informações sobre programas e políticas na área industrial que visem tornar acessíveis aos cidadãos brasileiros e argentinos equipamentos de acesso à internet. Envidar esforços no sentido de interconectar a ARSAT e a TELEBRÁS, as duas estatais argentina e brasileira.

- Inclusão Digital – intercambio de experiências exitosas na área de inclusão digital nos dois países.

- Conteúdos Digitais Interativos – trocar experiências de plataformas e ferramentas na área de tecnologia da informação, além de, entre outros, desenvolver a produção conjunta de conteúdos digitais e interativos; instalar centros de armazenamento e processamento de dados como forma de internalizar o tráfego de dados em seus territórios.

- Concertação Política – Participar de forma coordenada nos fóruns internacionais sobre sociedade da informação, em especial nos temas relativos à governança na internet.

Pesquisa - buscar coordenação entre as instituições de capacitação na área de telecomunicações e interconectar as redes de pesquisa e desenvolvimento.

Financiamento – trabalhar coordenadamente na definição de mecanismos de financiamento e acesso a crédito para projetos estratégicos na área, sejam públicos ou privados.
Bugio será 1º bairro com acesso livre à internet

Implantação do acesso livre à internet no Bugio faz parte do projeto Aracaju Digital

Aracaju Já conta com o primeiro ponto de acesso livre à internet. Localizado no Parque Augusto Franco (Sementeira), a zona de acesso abrange um raio de 200 a 300 metros a partir da torre de comunicação da Guarda Municipal, onde foi instalada a antena transmissora do sinal Wi-Fi (conexão sem fio com a internet). Com velocidade de um mega, a rede possui o nome de ‘AracajuDigital' e pode ser acessada sem senha.

A implantação do novo sistema faz parte do projeto Aracaju Digital que, em breve, irá ampliar o número de zonas de acesso livre à internet, entre outras medidas. O prefeito Edvaldo Nogueira disse que o Bugio será a próxima localidade contemplada, e, logo depois, uma praça no Centro da cidade e o calçadão do bairro 13 de Julho terão também redes Wi-Fi. A prefeitura pretende cobrir 30% da cidade com internet gratuita até 2012.

A rede pode ser acessada por aparelhos celulares, notebooks, netbooks e por tablet PCs (dispositivos em formato de prancheta), equipados com sistema Wi-Fi. De acordo com o diretor de tecnologia da informação da PMA, Danilo Porto, a implantação da rede no Parque da Sementeira está sendo um desafio. "O parque consiste em uma área ampla e cercada de árvores, o que exige uma boa tecnologia para a captação do sinal Wi-Fi pelos dispositivos eletrônicos", afirma.

Critérios

Ainda segundo Danilo Porto alguns critérios foram utilizados para a escolha dessas localidades. "Os motivos que levaram a planejar a implantação dos novos pontos de acesso livre estão relacionados ao fluxo de pessoas nas localidades e à política de inclusão digital da Prefeitura de Aracaju, diretamente ligada a sua política de inclusão social", explica.

Em Brasília, Almeida Lima recebe prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo

O deputado federal Almeida Lima (PMDB), através da rede social Twitter, informou que já se encontra totalmente instalado em seu gabinete, na Câmara dos Deputados em Brasília – no anexo 4°, 726. Na manhã desta terça-feira, 8, ele recebeu a visita do prefeito da cidade de Itabaiana, Luciano Bispo (PMDB).

Luciano Bispo estava acompanhado pelo secretário de Agricultura, Waltenis Braga Silva, e pelo secretário de Obras, Roberto Bispo. O encontro foi para tratar da liberação de recursos para a cidade serrana.

Luciano aproveitou a oportunidade para manter Almeida Lima informado sobre as obras da Praça da Juventude, conquista advinda de emenda parlamentar do deputado. A praça acaba de receber uma retroescavadeira, equipamento este conquistado através de emenda do deputado Almeida Lima no Ministério da Pesca.

Preso foge de audiência em fórum

O preso fugiu no início da tarde desta terça-feira, 8, quando se preparava para participar de uma audiência no fórum de Maruim
08/02/2011 - 13:44

O presidiário cumpre pena no presidio do Santa Maria (Foto: Arquivo Portal Infonet)
Neste exato momento, policiais civis do interior do Estado estão mobilizados para tentar recapturar um interno do presídio do Santa Maria, localizado na zona sul, que escapou de dentro do fórum do município de Maruim, distante 30 Km da capital sergipana.



De acordo com a polícia, o presidiário identificado como José Adriano Pereira da Silva foi deslocado para Maruim para participar de uma audiência. A informação é que enquanto aguardava na sala de espera o momento para entrar e ser atendido pelo Juiz o preso escapou sem deixar vestígios do paradeiro. Ninguém soube informar se o preso estava algemado.



O Portal Infonet tentou contato com o Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), mas ninguém foi localizado. A qualquer momento mais informações sobre a fuga.



Por Kátia Susanna

Fuga de presos são registradas em fórum de Maruim e penitenciária de São Cristóvão SEGURANÇA PÚBLICA

Enquanto aguardava na sala de espera o momento de participar de uma audiência no fórum da cidade de Maruim (SE), o preso José Adriano Pereira da Silva desapareceu antes mesmo de ser atendido pelo juiz.
O fato aconteceu no início da tarde de terça-feira, dia 08, e há suspeita de que o detento não estivesse algemado.
Na tentativa de recapturar o fugitivo, policiais civis iniciaram buscas sem sucesso.

Já no final da tarde do mesmo dia foi registrada no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão (SE), a fuga do detento Paulo Barbosa Menezes Filho.
De acordo com informações do Presidente do sindicato dos agentes penitenciários de Sergipe, Iran Alves, o preso estava trabalhando do lado de fora do presídio quando ocorreu a fuga.

A utilização deste e outros artigos deve respeitar a Lei dos Direitos Autorais. Sua veiculação está previamente autorizada desde que as informações autorais sejam citadas.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Frei Paulo, Sergipe, Brazil
Vendas, Serviços e Internet Via Radio.

Internechion Net

Internechion Net