sexta-feira, 11 de março de 2011

Brasília: Sen. Valadares lamenta a morte de Soares



O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) apresentou nesta quinta-feira, 10/03, à Mesa Diretora do Senado, voto de pesar pelo falecimento do ex-prefeito do município de Frei Paulo, Manuel Soares de Souza.

Valadares disse que Soares foi uma grande liderança política popular e ficou conhecido como o "Prefeito Vaqueiro". Ele ganhou esse carinhoso apelido por sua ligação com a pecuária e por ter propalado, com louvor, a tradicional festa do vaqueiro.

O senador, líder do PSB no Senado, lembrou que Soares elegeu-se prefeito de Frei Paulo, pela primeira vez, em 1988, derrotando a professora Raquel, que tinha o apoio do então prefeito Jose Arinaldo de Oliveira.

"Com o respaldo que tinha, especialmente das camadas mais pobres do município, em 1992 apoiou e elegeu Jose Paulo Costa e, em 1996, Soares elegeu-se novamente para a prefeitura de Frei Paulo, administrando a cidade até dezembro de 2000", acrescentou.

Valadares apresentou seu voto de pesar e solidarizou-se com a viúva Mércia Dantas Souza, os seis filhos e os cinco netos de um dos prefeitos mais populares de Sergipe.

Leia abaixo a integra do pronunciamento do senador Antonio Carlos Valadares:

Senhor Presidente, cumpro a missão dolorosa de comunicar a esta Casa que faleceu, neste último domingo, na cidade de Frei Paulo, o ex-prefeito daquele Município, Manuel Soares de Souza, meu querido amigo, grande líder político, que deixou o povo do seu Município órfão de uma liderança inconteste, que cuidava não só quando estava no poder, mas também fora dele, dos interesses e das aspirações mais legítimas do seu povo.

Político combativo, corajoso, competente, nasceu no Município de Itabaiana, mas ainda jovem chegou a Frei Paulo, município vizinho, onde trabalhou como carteiro, foi motorista de caminhão e, já no início dos anos 70, iniciou sua militância política como Secretário do Município, de 1977 e 1982.

Em 1988, Soares se elegeu Prefeito pela primeira vez com o voto do povo, principalmente das camadas mais pobres do Município, às quais ele tanto se devotava.

Foi na campanha de 1996 que Soares ganhou o carinhoso título de Prefeito Vaqueiro, por sua ligação com o mundo da pecuária e por ser o preconizador da tradicional festa do vaqueiro na cidade, chamada de "Missa do Vaqueiro".

Manuel Soares de Souza, o Prefeito Vaqueiro, deixa viúva dona Mércia Dantas Souza, seis filhos - Wladimir, Vanderson, Wagner, Vimerson, João Manuel e Zingará - e cinco netos.

O clima na cidade, Sr. Presidente, é de tristeza, de consternação e também de saudade daquele velho e querido amigo.

Amigos fiéis, parentes e seguidores da sua liderança lamentam e choram a perda da mais expressiva liderança da oposição política e popular de Frei Paulo.

Registro a sua fidelidade ao projeto político encabeçado e desenvolvido pelo Governador Marcelo Déda, atual governante do nosso Estado, projeto ao qual Soares se incorporou e deu tudo de si para sua vitória, para sua consolidação em duas eleições seguidas.

No ano passado, eu tive a oportunidade de ir a Frei Paulo, para fazer-lhe uma visita. Mesmo adoentado, ele não ficou apenas restrito a receber visitas, na sua casa, do Governador Marcelo Déda, dos candidatos a Deputado Federal e Estadual, dos Senadores. Ele foi à feira, onde ali se realizava um evento político e eleitoral, onde inclusive tive oportunidade de fazer um discurso e ele também. E quando lhe foi dado o microfone, Soares não se fez de negado, não recusou o convite que lhe foi feito pelo Governador Marcelo Deda e, empunhando o microfone,

deu o recado a seu povo, manifestou a esperança de que o Estado de Sergipe, nas mãos de Marcelo Déda, na eleição do Senador Antonio Carlos Valadares e de todos os outros candidatos, Sergipe estaria entregue em boas mãos. Recomendou, como líder, a seu povo, fazer esse intercâmbio político, fazer esse posicionamento eleitoral, em uma prova mais do que evidente de que ali estava o homem que não distorcia os seus compromissos, que não se afastava de sua fidelidade e lealdade política a uma causa que ele já havia abraçado há quatro anos.

Portanto, Senhor Presidente, Srªs e Srs. Senadores, registro neste momento os nossos mais sentidos pêsames a todos os seus familiares e ao povo de Frei Paulo, que tanto o respeitava e admirava, pela perda desse ilustre homem público, que deixou o Município Frei Paulo com uma liderança ausente, com uma saudade enorme no coração de cada sergipano ali residente.

Agradeço a V. Exª, Sr. Presidente.

Fonte: Agencia Senado e FAXAJU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Frei Paulo, Sergipe, Brazil
Vendas, Serviços e Internet Via Radio.

Internechion Net

Internechion Net