domingo, 20 de junho de 2010

Projeto UCA (Um computador por aluno) chega a Barra dos Coqueiros.

4027 notbooks serão distribuidos para os alunos da rede pública da Barra do Coqueiros.
.

Com objetivo de promover a inclusão social na era digital, o governo federal criou o programa UCA, um computador por aluno, que será entregue aos alunos matriculados na escola pública municipal de Barra do Coqueiros. A escolha da Barra se deu porque a mesma apresentava todos os pré-requisitos necessários para implantação do projeto piloto. O município possui 3670 alunos e 180 professores, todos eles receberão um laptop para ajudar na inclusão digital e facilitar a pesquisa escolar. Toda conexão de internet será feita através de rede sem fio, e com bloqueios de conteúdos inadequados.
Essa é mais uma revolução do Governo Federal no universo educação.


O que é o projeto UCA (um computador por aluno)

O Projeto UCA é uma iniciativa do Governo Federal que visa distribuir a cada estudante da Rede Pública do Ensino Básico Brasileiro um laptop voltado à educação. A intenção do Programa é inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação no país. É preciso preparar desde já os alunos para serem agentes criativos. Dentro desse contexto, acredita-se que o laptop seja uma ferramenta fundamental, já que auxilia o aprendiz na criação e compartilhamento do conhecimento, através da interação na rede tecnológica. A constante troca de experiências e informações entre os próprios alunos e entre as crianças e suas comunidades poderá aproximar Escola e Comunidade, motivando os alunos a produzir conhecimento.


Configuração

As especificações técnicas do edital determinam que o notebook tenha, no mínimo, 512 MB de memória RAM, tela LCD a partir de sete polegadas, duas portas USB, memória flash com pelo menos 1 GB (livre, depois da instalação do sistema operacional e todos seus aplicativos), teclado protegido contra derramamento de líquidos, tecnologia de acesso sem fio à internet, certificação da Anatel, câmera de vídeo integrada e peso máximo de 1,5 kg já com a bateria instalada.

Além disso, o sistema operacional da máquina deve ser baseado em software livre e de código aberto, em português e possuir "interface gráfica e amigável". As mesmas exigências valem para os softwares de aplicativos já instalados, que devem ter as funções de processador de texto (como o Word), planilha eletrônica, edição e visualização de imagens e navegação na web. O prazo de garantia, tanto de hardware quanto para software, deve ser de doze meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Frei Paulo, Sergipe, Brazil
Vendas, Serviços e Internet Via Radio.

Internechion Net

Internechion Net