domingo, 8 de novembro de 2009

O problema do crack. Mais um capítulo desta série de terror.

Entenda porque a droga causa tanta dependência e destruição.

Preço baixo e prazer imediato. Essas são as vantagens alegadas pelos usuários de crack. O crack, uma das drogas com maior potencial de dependência e destruição, está se disseminando de forma assustadora. Sua absorção instantânea, atingindo o cérebro em cerca de 10 segundos, e o seu preço, são uns dos fatores que estão levando a esse crescimento. A droga é barata porque é produzida com o, digamos, resto do fabrico da cocaína.

Uma vez que é inalada, a fumaça do crack é absorvida pelos pulmões e vai direto para a corrente sanguínea. Em segundos, a droga chega ao sistema nervoso central. Os resultados aparecem em pouco tempo: perda de capacidade cerebral, o que causa um nível de lesão cerebral signifcativo.

Comparado à cocaína a superfície de contato dos pulmões com a droga fumada é muito maior do que com a droga aspirada, por isso o crack tem o seu efeito mais rápido. Além disso, a cocaína depois de cheirar algumas vezes, há uma constrição nos vasos do septo nasal, o que dificulta a sua absorção. Já em comparação com as drogas injetáveis, qualquer droga que é absorvida por via pulmonar tem absorção muito mais eficiente, mais até do que se fosse injetada.

O crack atinge a região do cérebro responsável pelo controle do prazer, quanto mais é fumada, mais a droga corrompe esse centro de prazer. Na ausência da droga, o organismo do viciado em crack passa a "pedir" por mais ativação do centro de prazer, o que após pouco tempo só é conseguido consumindo novamente a droga. A droga diminui a quantidade de sangue na região do córtex frontal. Isso pode causar outros problemas mentais como a esquizofrenia, a depressão, a ansiedade e a paranóia.

Olhando pelo lado social, a vida do crack é uma vida no meio da violência, então a morte nessas condições é comum. Cerca de 30% dos usuários de crack tem uma morte violenta dentro de um prazo máximo de cinco anos, do restante, 10% foram presos, 20% se tornaram usuários crônicos e 40% dos usuários pararam de consumir a droga, o que significa que existem chances de uma pessoa se livrar do vício do crack.

Se você é usuário de crack dê o primeiro passo: PEÇA AJUDA! Garanto-lhe que os seus familiares, amigos, ou até desconhecidos, o ajudarão. Peça com vontade, de coração. Saia do meio que o estimula a utilizar a droga e trate-se. A dependência do crack tem cura, basta querer.

"Nenhum homem escolhe o mal por ser o mal; mas apenas por confundi-lo com felicidade." (Mary Wollstonecraft)

Jeferson Machado,
Farmacêutico Bioquímico Clínico.
CRF-SE: 658.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Frei Paulo, Sergipe, Brazil
Vendas, Serviços e Internet Via Radio.

Internechion Net

Internechion Net